Nesta sexta (11), foi realizada a VI Conferencia Municipal de Saúde de Glória do Goitá, com o tema: “Construção Coletiva de Saúde com Qualidade de Vida”.
O Clube Goiatacaz foi todo decorado para sediar o evento, que teve início às 8h da manhã. A prefeita Adriana Paes, abriu a Conferência e deu boas vindas a todos. Além da prefeita compuseram a mesa a secretaria municipal de Saúde Elisângela Santana, o vereador Evandro Teodoro, a secretária de Agricultura Margarida Emília, Ana Maria (Educação), Enivaldo Silva (Infraestrutura), Luiza Nery (chefe de Gabinete). Além de outras autoridades.
O Mestre Zé Lopes fez uma apresentação de mamulengo para os conferencistas e lido o regimento interno, sendo aprovados por todos.
A palestra ficou por conta do médico Paulo Dantas.
No período da tarde, foram formados quatro grupos temáticos, representando eixos de saúde, montando relatórios e discutindo proposta por proposta para a contribuição no Plano Municipal de Saúde para a construção de uma saúde com mais qualidade.
As Conferências Municipais de Saúde são espaços democráticos de construção de política pública de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera, como também visa à construção de políticas públicas que deverão compor o plano municipal de saúde.
Dinha Lopes, presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS, foi eleita delegada para representar Glória do Goitá, na Conferência Nacional em Brasília.
Fotos: GilmarSantos/SEI.