Secretário Municipal: Cássio Alexandre Silva Cruz
Endereço: Praça Cristo Redentor, 08, Centro, CEP: 55.620-000 Glória do Goitá
Telefone: (81) 4042-2168
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 07h00 às 13h00
Competências
- Desenvolver o planejamento operacional e a execução da política financeira, tributária e econômica do Município;
- Assessorar as secretarias municipais em assuntos financeiros;
- Desenvolver estudos e coordenar o planejamento e a elaboração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, bem como orientar, coordenar, acompanhar e controlar a execução do orçamento de acordo com as disposições legais, respeitando os princípios e limites estabelecidos na Lei 8.666/93, 4.320/64 e Lei complementar 101/2000;
- Realizar o planejamento econômico e a proposta orçamentária;
- Definir e executar as diretrizes das políticas orçamentárias, econômicas, tributárias e financeiras do município, atendendo a legislação em vigor e otimizando os recursos públicos;
- Acompanhar os sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e a dívida pública, proporcionando a contabilização e a liquidação da despesa pública;
- Realizar as prestações de contas do Município;
- Elaborar demonstrativos e relatórios do comportamento das despesas orçamentárias;
- Programar o desembolso financeiro, o empenho, a liquidação e o pagamento das despesas;
- Elaborar balancetes, demonstrativos e balanços, bem como, disponibilizar as informações estabelecidas na Lei Complementar Federal nº 101/2000 e demais legislações vigentes;
- Supervisionar os investimentos públicos e controlar a capacidade de endividamento do Município;
- Inscrever e cadastrar os contribuintes, bem como prestar orientação aos mesmos;
- Realizar o lançamento, a arrecadação e fiscalização dos tributos devidos ao Município;
- Realizar a inserção e baixa em dívida ativa dos contribuintes;
- Implementar campanhas visando à arrecadação;
- Executar o registro e controles contábeis da administração financeira e patrimonial e o registro da execução orçamentária;
- Fiscalizar e autuar as infrações cometidas contra a legislação vigente relacionada à sua área de competência;
- Orientar as unidades administrativas sobre os possíveis remanejamentos e abertura de crédito adicional ao orçamento, bem como, sobre as necessidades de correção de eventuais desvios na execução do orçamento e nas diretrizes propostas;
- Efetuar o remanejamento orçamentário e abertura de crédito adicional ao orçamento quando solicitado pelas unidades administrativas, de acordo com as disposições legais;
- Gerir a legislação tributária e financeira do Município;
- Manter, revisar e atualizar o cadastro econômico do Município;
- Controlar e acompanhar a execução de convênios;
- Fiscalizar o cumprimento do Código de Posturas do Município em conjunto com a Secretaria de Municipal de Planejamento e Urbanismo e Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
- Desenvolver ações integradas com outras Secretarias Municipais;
- Exercer o controle orçamentário no âmbito da Secretaria;
- Executar atividades administrativas no âmbito da Secretaria;
- Efetuar o planejamento das atividades anuais e plurianuais no âmbito da secretaria;
- Zelar pelo patrimônio alocado na unidade, comunicando o órgão responsável sobre eventuais alterações.