Prefeita Adriana Paes assina em Brasília termo de adesão Internet para Todos e liberação do auxílio financeiro para os municípios. – Prefeitura de Glória do Goitá

Publicado em 12 de março de 2018, por COMPMGG | Categoria: Tecnologia

A prefeita de Glória do Goitá Adriana Paes (PR) está em Brasília para assinar o termo de adesão ao programa Internet para Todos. Acompanham a prefeita em Brasília o presidente da Câmara de Vereadores Cícero de Tapera (PSL), o vice-presidente Evandro Teodoro (PSB) e o vereador Epitácio de Souza (PSD) e a liberação do auxílio financeiro para os municípios.

Outros 2.052 prefeitos e prefeitas de todo o Brasil também assinam o termo. Dos 184 municípios pernambucanos 54 foram selecionados.

Nesta segunda-feira (12), o presidente da República Michel Temer (MDB), ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD) e o ministro Chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun participam da cerimônia de assinatura no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), a partir das 15h, na Capital Federal.

O termo de adesão ao programa que levará acesso à banda larga para localidades sem conectividade. O programa Internet para Todos irá beneficiar 2.053 cidades aptas a receber o sinal. Essa quantidade de municípios habilitados pode ser acrescida em mais de 350 já que 2.408 cidades manifestaram interesse em participar do Internet para Todos.

O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem.

O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos.

Em maio os municípios contemplados começarão a receber as antenas, nesta primeira etapa do programa Internet para Todos e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Após o evento a prefeita e os vereadores vão em buscar de mais recursos para Glória do Goitá nos ministérios e Congresso Nacional.

Foto: Ascom/MCTIC