EM PARCEIRA COM AUSTRÍACOS PREFEITURA PERFURA POÇOS ARTESIANOS – Prefeitura de Glória do Goitá

EM PARCEIRA COM AUSTRÍACOS PREFEITURA PERFURA POÇOS ARTESIANOS

Publicado em 09 de janeiro de 2019, por COMPMGG | Categoria: Educação

A Prefeitura Municipal de Glória do Goitá através da Secretaria Agricultura e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Brunnem Projetos – Associação de Fontes e Projetos da Áustria, Rotary Internacional e Cáritas do Brasil estão realizando perfurações de poços artesianos Comunitários rasos em regiões com défice hídrico de Glória do Goitá.
A máquina perfuratriz utilizada na perfuração é uma maquina que foi construída artesanalmente pelo austríaco Joseph Fink coordenador do Projeto. Além dos austríacos Stepher e Burhard.

Em contrapartida a Prefeitura fornecer mão de obra especializada, apoio técnico e um trator, tendo em vista que a máquina funciona acoplada com força motriz externa.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, já foram perfurados três poços artesianos Comunitários na Zona Rural.
De acordo com o agrônomo Jefferson Lima diretor de Agropecuária da Secretaria de Agricultura a máquina é artesanal, e a capacidade de perfuração fica restringida a áreas onde o lençol freático fica próximo a superfície, e solos que não apresentem muitas rochas.

A máquina perfuratriz está em sistema de rodizio com vários municípios da Mata Norte, depois das ações em Glória do Goitá, a máquina segue para o município de Nazaré da Mata e outras cidades. Retornando ao município após a conclusão dos serviços.
Glória do Goitá foi à primeira cidade a receber o equipamento.

Foto: Gilmar Santos/pmgg/sei