Dezembro Vermelho: Mês Mundial de Luta Contra a AIDS – Prefeitura de Glória do Goitá

Dezembro Vermelho: Mês Mundial de Luta Contra a AIDS

Publicado em 02 de dezembro de 2022, por | Categoria: Destaque
Dezembro marca o mês Mundial de Luta contra a AIDS. O mês é voltado para a conscientização sobre a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos.
Não só o dia 1º como todo o mês de dezembro é voltado à campanha contra a Aids. Entre os diversos objetivos desta campanha, é necessário ressaltar a importância da desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/aids e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção.
Apesar de ter surgido há mais de quatro décadas, a AIDS ainda representa um grande desafio à saúde pública. Atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
Os testes são realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nas unidades da rede pública.
O tratamento também é oferecido gratuitamente pelo SUS e permite que uma pessoa infectada não desenvolva a doença.