CAR: Cadastro Ambiental Rural – Prefeitura de Glória do Goitá

CAR: Cadastro Ambiental Rural

Publicado em 12 de maio de 2020, por | Categoria: Economia

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Economico, Agricultura e Ações Estrategicas, vem realizando o CAR (cadastro ambiental rural) em propriedades de até 5 hectares de todo o município. Estão sendo disponibilizados técnicos para este serviço.

O Cadastro Ambiental Rural proporcionou um importante avanço para a regularização ambiental da propriedade rural no Brasil, dando segurança jurídica ao produtor, além de garantir a preservação do meio ambiente, de acordo com a legislação vigente.

Vale ressaltar que o CAR é obrigatório, porém os benefícios vão além da regularização jurídica da propriedade. O Cadastro possibilita o planejamento econômico e ambiental do uso e ocupação do imóvel rural; garante ao proprietário, acesso a crédito agrícola, com limite maior e taxas de juros menores, além de isenção de impostos para insumos e equipamentos destinados aos processos de manutenção das Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

A não inscrição do imóvel no CAR acarreta situação de irregularidade, o que sujeita o proprietário a sanções, como advertências, multa e até impedimento para obtenção de crédito.

Aos glorienses que ainda não fizeram o CAR, procurem a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Ações Estratégicas!