GLÓRIA DO GOITÁ RECEBE 7ª MOSTRA CANAVIAL DE CINEMA – Prefeitura de Glória do Goitá

GLÓRIA DO GOITÁ RECEBE 7ª MOSTRA CANAVIAL DE CINEMA

Publicado em 15 de janeiro de 2018, por COMPMGG | Categoria: Turismo e Eventos

Com o tema “Saberes Ancestrais” mostra leva exibições e debates à Zona da Mata Norte pernambucana; programação gratuita acontece nos dias 16 e 17 de janeiro

Entre os dias 16 e 17 de janeiro Glória do Goitá recebe a 7ª edição da Mostra Canavial de Cinema que conta com exibições e debates. A 7ª Mostra acontece Às 19h, no Sítio Malícia – em frente ao Museu do Cavalo Marinho do Mestre Zé de Bibi, Zona Rural de Glória do Goitá.

A mostra itinerante de 9 a 28 de janeiro, tem o objetivo de levar cinema a lugares onde o acesso é limitado e pretende fomentar a discussão sobre a produção audiovisual dentro e fora de Pernambuco. Além de Glória do Goitá, as cidades de Condado, Goiana, Vicência, São Vicente Ferrer, Tracunhaém, Lagoa do Carro e Nazaré da Mata, todas da Zona da Mata Norte do Estado, recebem a mostra.

Com o tema Saberes Ancestrais, a curadoria desta edição dialoga com a chama das memórias e a conexão com as raízes do passado: aquelas que sustentam o presente e aponta em direção ao futuro. Com uma programação composta por 10 filmes nos programas Do Canavial Para o Mundo e Do Mundo para o Canavial, a 7ª MCC permite um passeio por diferentes saberes tradicionais guardados e transmitidos por mestras e mestres: dos saberes curandeiros da terra as manifestações populares, do ofício hereditário as lembranças ancestrais. A curadoria da 7ª Mostra Canavial de Cinema é da produtora e programadora de cinema Thay Limeira.

7º Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual – Realizado nos dias 13 e 14 de janeiro na Pousada Atapuz – distrito de Goiana, a 7ª edição do Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual conta com a roda de diálogo Zona da Mata e os Desafios Para Produção Audiovisual; o bate-papo Distribuição de curtas-metragens com a produtora cultural e realizadora audiovisual Anna Andrade; sessões especiais Filmes made in Mata Norte e Pesado: Que Som É Esse que Vem de Pernambuco, além do debate Mulheres no audiovisual: reconstrução do saber com o coletivo Mulheres no Audiovisual PE (MAPE).

Oficina Rápida de Cinema Ligeiro – A 7ª edição da MCC contará com duas oficinas gratuitas de Formação Rápida de Cinema Ligeiro com a produtora e realizadora audiovisual Eva Jofilsan. Nos dias 11 e 12 de janeiro a oficina acontece em Atapuz e 27 e 28 de no Assentamento Camarazal em Nazaré da Mata. A proposta é produzir uma série de pequenos vídeos/vinhetas para a Mostra Canavial de Cinema, partindo da lógica da construção de uma ponte direta entre a ideia e a prática na produção audiovisual. As inscrições seguem abertas através do link goo.gl/iCayXA até o domingo (7) e o resultado será divulgado na segunda-feira (8).

Histórico – Desde sua primeira edição, em 2011, a Mostra Canavial de Cinema vem provocando reflexões acerca da realidade da Zona da Mata Norte e se coloca a favor do empoderamento das populações locais dos signos de sua cultura, história e atualidade, através de exibições públicas gratuitas, debates e celebrações. Em 2012 lançou o Núcleo de Produção Engenho Digital – NPED que tem como proposta consolidar o arranjo produtivo local e fomentar o desenvolvimento de projetos em audiovisual na Mata Norte (cineclubes, mostras, seminários, projetos de formação e de conteúdo).

Após a cidade de Glória do Goitá, a mostra segue para Vicência nos dias 18 e 19 de janeiro. A 7ª edição da Mostra Canavial de Cinema é idealizada e coordenada pelo produtor e diretor de cinema Caio Dornelas, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio dos municípios que recebem a mostra.

MOSTRA OFICIAL
Programa 1 – DO CANAVIAL PARA O MUNDO
Iluminadas, de Gabi Saegesser, 14′
Ervas que curam, de André de Oliveira, 7′