Economia


Glória do Goitá esta localizada na Zona da Mata Pernambucana, a 65 km da capital do Estado, Recife. Sua área é de 23,185 km². A população é de 30 111 habitantes

As principais atividades econômicas do município são a agricultura e o comércio. Glória do Goitá tem uma extensa área plantada de cana-de-açúcar, mas o município não tem nenhuma usina. O que é plantado na região é vendido para uma usina de Lagoa de Itaenga. Parte dos moradores trabalha no pequeno comércio localizado no centro. Mas Glória do Goitá tem algumas atividades curiosas. Mesmo longe do mar, a quantidade de coqueiros impressiona. E pendurados nos coqueiros, os tiradores de cocos secos. Os cocos são vendidos para a Ceasa, no Recife. No município há também muitas granjas – algumas produzem aves destinadas para o corte e são integradas com o abatedouro de aves de Nazaré da Mata; outras destinam-se à produção de ovos.

Em todos os lugares, seja às margens da BR ou na área rural encontram-se pequenas lavouras. Algumas são de subsistência. Outros moradores vendem o que produzem na feira do município. Planta-se de tudo – limão, maracujá, acerola, macaxeira, pimentão, cebola, cebolinha e coentro.

Outra importante fonte de renda do município é a produção de farinha de mandioca, fabricada nas diversas casas de farinha da zona rural do município.

Uma das atividades que mais se desenvolve no município é o da agricultura orgânica, cuja produção é vendida na Ceasa, nas feiras de produtos orgânicos da região metropolitana do Recife e na própria feira do município.

Programas de microcrédito não governamentais vêm transformando a economia local e das cidades vizinhas, disponibilizando crédito com assessoria para os pequenos empreendedores.

Recentemente, Glória do Goitá ganhou um distrito industrial, onde se destacam as fábricas da Nissin e a fundição WHB, que já estão em funcionamento. Outras fábricas estão em fase de implantação.

QUADRO DE AVISOS